Modelos Negras & Magazine Covers
18:58
A moda é dita como democrática, mas demorou para aceitar modelos negros e de outras origens. Afinal, a maioria das über models são brancas e de origem europeia. Acho que a única supermodel negra que fez muito sucesso, foi a britânica Naomi Campbell - você conhece alguma outra? Talvez, a Iman, esposa do David Bowie. Até nos dias de hoje, modelos negros e de outras etnias - asiáticos, de origem indígena ou indiana, e mestiços - tentam conseguir um pequeno espaço no mundo fashion, que valoriza mais o padrão de beleza europeu. Há um tempinho, foi aprovada uma lei que diz que os eventos de moda no Brasil, como o Fashion Rio, devem conter, no mínimo, 10% do casting de modelos negros. Sinceramente, acho meio sem noção as marcas não colocarem modelos negras e mulatas em desfiles no Brasil - o país tem a população em sua maioria parda e mestiça. Ou seja, fica meio estranho nos igualarmos ao padrão europeu: nós não vemos pessoas loiras e com olhos azuis, em sua maioria, nas ruas, vemos? Enfim, hoje é o Dia da Consciência Negra e para esta data, preparei uma seleção de capas de revistas de moda com modelos negras. Acredite, a primeira revista a ter uma negra como capa foi a Life, apenas em 1966. Tarde, não?
Fashion is democratic, but took so long to acept black modelos and of other origins. After all most of über models are white and of European origin. I think the only black supermodel, who made a huge success was the British, Naomi Campbell - do you know any other? Maybe, Iman, David Bowie's wife. Until nowadays, black and of other ethnicities models - Asian, Indian, Arabs and mixed-race - try to get a little space in the fashion world, which values more the European beauty pattern. A little time, here in Brazil, a law was passed that says fashion events in the country, like Fashion Rio, must contain, at least, 10% of the casting of black models. Sincerely I think it's weird the brands in Brazil don't put black models or mulatas in the fashion shows - the country has a big mixed and mestiza population. It means: it gets weird we equalize in the European standard: we cannot see many blond and blue-eyed people walking down the streets, can we? Well, today in Brazil we celebrate the Black Awareness Day (Dia da Consciência Negra) and for this date, I prepared a list of magazine covers starring a black model. Believe me or not, the first fashion magazine to have a black model in the cover was Life, in 1966. Late, don't you think?
Naomi Sims, Life, 1966. |
Donyale Luna, Vogue UK, 1966. |
Beverly Johnson, American Vogue, 1974. |
Naomi Campbell, Taxi, 1987. |
Alek Wek, Elle, 1997. |
Jourdan Dunn and Chanel Iman, Teen Vogue, 2009. |
Laís Ribeiro, Harper's Bazaar Brasil, 2013. |
O que acharam do post especial de hoje? Beijos!!!
What did you think of the post today? Kisses!!!!
Fotos/ Images: Google
18 comentários
Lindas, se duvidar mais doque qualquer loira do olho azul por ai! Adorei aquelas duas ultimas juntas! Lindas.
ResponderExcluirPost novo no blog,vem dá sua opinião?http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/2013/11/tpm-de-ofertas-capa-de-soco-inges.html
Beijos ♥
Isso me lembrou de quando surgiu a publicidade (eu não estava lá mas aprendi na faculdade haha), que o Brasil importou tudo dos EUA e os anúncios tinham aquelas famílias tipicamente americanas comendo bacon no café da manhã, loiros de olhos azuis. Obvio, não funcionou. Como vc disse, absurdo não ter uma maior quantidade de negros na moda brasileira e ainda por cima precisar de uma cota pra isso.
ResponderExcluirLinda seleção....sou apaixonado pela querida e talentosa Halle Berry. Abraços
ResponderExcluirLindas!! Divinas!! Bjus
ResponderExcluirTanto negro lindo no Brasil e as pessoas ainda querendo fingir que o Brasil é um país completamente caucasiano.
ResponderExcluirAdorei o post.
Beijos,
Carissa
www.carissavieira.com
Oi Iza,
ResponderExcluiradorei o post, fico boba de ver como demoraram a sacar que o negro é uma das raças mais bonitas do mundo.
Bejim.
Oi Iza,
ResponderExcluiradorei o post. A sua conciência social é muito legal. Parabéns menina!!
Bj
Adorei seu post! As modelos são lindas!! Deveria ter lei pra ter só 10 % de modelos brancas, pq a maioria aqui no Brasil é morena, né? Por isso não entendo de moda ! :s
ResponderExcluirDemais Iza. Estou preparando um post sobre uma pin-up girl negra que eu acho muito linda também.
ResponderExcluirAdorei o post. A beleza existe em todas as raças e cores. Bjus!
ResponderExcluirgalerafashion.blogspot.com.br
Nunca havia observado, não sei se é porque não se via mesmo, diferente de hoje, mas é bem abordado por você o assunto, uma vez que esse universo era totalmente comandado pelas brancas. Muito bonita essa capa da Life com Naomi Sims e, olha o nome!? O nome da top que na década de 1980/90 arrasava nas passarelas a Campbel. Beverly Johnson parece com uma atriz brasileira. Muito legal as conquistas, mas obrigar com cotas também na moda não concordo, mas é a lei.
ResponderExcluirAdoro a Naomi Campbell, ela é incrivel.
ResponderExcluirBig Beijos
amei esse post! lindas demais as modelos!
ResponderExcluirbjs
Sachê e Bombom
É verdade, na moda e em vários lugares sempre tem um ponto de preconceito. Conheço poucas modelos, mas as que conheço, são brancas !
ResponderExcluirEssas modelos são lindas, e se procurar, tem muita negra bonita por ai! Gostei do tema abordado *U*
beijos e que Deus te abençõe ♡ Blog Like a Rock, Like a Roll (clique) | Fan page|Pesquisa | Espaço dos leitores (envie fotos, looks, covers, makes, etc..)
Amei o post, capas lindas!
ResponderExcluirhttp://lindamenina-dri.blogspot.com.br/
Visite tb o Brechó: http://querpravocebrechoonline.com.br/
*-*. Beijos
Olá!!!, Deus te abençoe bom dia, amiga amei o post
ResponderExcluirele esta maravilhoso belos negros e mulheres inteligente
não importa a cor o que interessa é o caráter e a atitude
isso nós negra temos de sobra S-U-C-E-S-S-O A-M-I-G-A.
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
No cinema também demorou para que os negros fossem respeitados. Quando a primeira atriz negra ganhou o Oscar em 1940, ele nem foi receber o troféu por causa das leis racistas.
ResponderExcluirVocê falou a verdade: ainda vemos poucas supermodelos que não seguem o padrão europeu. As asiáticas, em especial, são minoria.
Beijos!
Já disse que amo o seu blog hoje?
ResponderExcluirdiariodeuma-et.blogspot.com.br
Comente e me mostre a sua opinião sobre a postagem. Eu vou adorar saber o que você acha do blog. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog.